Carpa – A lenda e seus significados

Carpa

A carpa é um peixe de origem chinesa que vive em água doce. É muito famosa entre as pessoas que possuem tatuagem e às vezes podemos contar com a sua presença em alguns animes e mangás – mesmo que seja apenas dentro de um lago no cenário ao fundo.

A carpa é um peixe de criação, e é possível encontrar espécies e criações na Ásia, Europa, América do Sul, e etc. A carpa também é bastante utilizada em aquariofilia, que é a criação de peixes, e podem viver tanto em tanques externos como em grupos. A carpa é criada em tanques há mais de mil anos. Vive preferencialmente em águas cálidas, de rios de curso lento e de lagos. Se alimenta de pequenos invertebrados que captura no lodo.

Suas cores variadas e toda a crença voltada para sua espécie fazem com que a carpa seja um dos principais peixes escolhidos quando o assunto é a decoração de lagos artificiais em jardins de todo o mundo. Com origem na China, no decorrer do tempo fez com que sofressem mutações genéticas que transformaram sua cor comum – cinza, prateado e dourado – em diversas outras cores. As carpas que sofrem essa mutação têm o nome de Nishigikoi (Koi com pedigree) e se dividem em três principais grupos de cores: o grupo Asagui (azul e vermelha), o Higoi (vermelha) e o Bekko (preta e branca).

Lago Carpas

A origem das carpas Nishigikoi ocorreu no Japão, na cidade de Niigata, no ano de 781. A mutação entre as carpas ocorreu espontaneamente e também com a ajuda dos criadores da região para alcançarem a mistura de cores e tamanhos.

A partir dessas mutações foi possível criar diversas “raças” de Nishigikoi. Prova disso é que, em 1830, havia somente os três grupos híbridos citados acima, enquanto em 1911 o número chegou a seis variedades e, em 1983, para 13 variedades definidas oficialmente.

Aqui você ficará sabendo um pouco mais sobre a lenda que existe por trás desse magnífico peixe. Além de outros significados. 

A Lenda

Segundo a lenda, a carpa tinha que atingir a fonte do rio que corta a China, o Huang Ho (Rio Amarelo), na época da desova. Para isso, tinha que nadar contra a correnteza e saltar cascatas até à montanha Jishinhan. A carpa que alcançasse o topo tornava-se um dragão.

Por causa dessa crença, acredita-se que as carpas subindo significa força, coragem e determinação para alcançar objetivos e superar dificuldades, e a carpa descendo significa objetivos alcançados, cumpridos.

Encontramos referências à lenda das carpas em Pokemon, onde a forma evoluída do Magikarp (carpa) é um Gyarados (dragão)

evolução magikarp

Esse peixe também serviu de inspiração para o grande escritor nacional Paulo Coelho em uma coluna que escreveu para o site G1 em 2009 com o título de “A Carpa Aprende a Crescer”

“A carpa japonesa (koi) tem a capacidade natural de crescer de acordo com o tamanho do seu ambiente. Assim, num pequeno tanque, ela geralmente não passa de cinco ou sete centímetros – mas pode atingir três vezes este tamanho, se colocada num lago.
Da mesma maneira, as pessoas têm a tendência de crescer de acordo com o ambiente que as cerca. Só que, neste caso, não estamos falando de características físicas, mas de desenvolvimento emocional, espiritual e intelectual.

Enquanto a carpa é obrigada, para seu próprio bem, a aceitar os limites do seu mundo, nós estamos livres para estabelecer as fronteiras de nossos sonhos. Se somos um peixe maior do que o tanque em que fomos criados, ao invés de nos adaptarmos a ele, devíamos buscar o oceano – mesmo que a adaptação inicial seja desconfortável e dolorosa.”

Muitos criticam este trecho escrito por Paulo Coelho afirmando que ele escreveu erroneamente sobre as carpas, pois elas crescem bastante, mesmo estando presas em tanques.

Críticas à parte, a mensagem continua sendo bonita, não? rs

Tatuagens

Escolhida tanto por homens como por mulheres, é retratada em diversas cores e posições. Cada cor possui um significado diferente:

Carpa Azul: A cor azul, quando usada em uma tatuagem de carpa pode ter dois tipos de significados, que combinam tanto com homens quanto com mulheres e são a masculinidade e a reprodução.

Carpa Preta: Muitas pessoas veem a cor preta como negativa, entretanto, em uma tatuagem de carpa ela significa o triunfo após uma época de mudanças difíceis. Assim como o esforço feito durante um momento delicado da vida.

Carpa Vermelha: A cor vermelha é vibrante e uma das mais usadas em tatuagens de carpa. Simboliza o amor e também a coragem e energia para superar os problemas. A carpa vermelha é considerada a mais forte e capaz de superar até mesmo as correntezas mais intensas.

carpa negra

A transmutação da carpa em dragão também aparece nas tatuagens, sendo incorporados aos desenhos traços de dragão, como bigodes, chifres ou mesmo a cabeça completa do dragão substituindo a da carpa. Também expressa um desejo alcançado, a realização.

Data comemorativa

koinobori

A carpa também possui um significado para  o “Dias das Crianças”, no Japão (Kodomo no Hi, no original). No Kodomo no Hi, as famílias expressam o seu respeito pelas crianças e lhes desejam força pendurando o koinobori (coloridas carpas em forma de bandeiras) em suas residências e é comum vê-los penduradas em longas linhas em vários rios e canais em todo Japão.

Isto também tem ligação com a simbologia da carpa de sorte e sucesso, dando para as crianças a força e a coragem necessária para superar dificuldades na vida.

Referências:

– A carpa aprende a crescer

Significado de Carpa

A lenda da carpa

Dia das Crianças no Japão

Mundo das Tatuagens 

Tatuagem de Carpa Oriental

Anúncios
Esse post foi publicado em Mitos e Lendas e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Carpa – A lenda e seus significados

  1. Anderson disse:

    Definitivamente um animal magnífico. Texto bastante curioso, impossível não lermos até o fim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s